top of page
9.png

Escalas e Abordagens

Os temas do evento transitam entre as dimensões recorrentes das ações e estudos de urbanização, sob as ideias de: Reconhecer e Mapear; Planejar e Financiar; Projetar e Construir; Organizar e Mobilizar; Risco e Meio Ambiente; Regularização e Dominialidade. As palavras-chave dos eixos indicam os focos esperados pela comissão científica, junto com a programação detalhada.  Essas abordagens são relativas à escala espacial – que podem ser urbana e regional (cidade), da favela ou assentamento (quebrada) ou da unidade habitacional (barraco) –  e à ênfase na visão – leitura e análise das condições de moradia e de vida ou no proceder das ações concretas de intervenção.

As sessões do evento serão interdisciplinares, organizadas pelas abordagens que autores e autoras devem indicar no momento da submissão, além do tema central do trabalho. Os resumos podem transitar entre escalas espaciais e ênfases na leitura e intervenção. A encomenda deste evento é que autoras e autores busquem ir direto ao ponto que pretendem debater e que confiem que o diálogo com outras e outros participantes levará à reflexão conjunta.

ESCALAS

Ênfase em agrupamentos de favelas e assentamentos, município, agrupamentos de municípios, Unidades da Federação ou Países.

Ênfase em favelas e assemelhados, núcleos habitacionais (consolidados, em consolidação e não consolidados), conjuntos habitacionais e bairros.

CIDADE
QUEBRADA
BARRACO

Ênfase na escala da unidade habitacional, seus cômodos, condições de insegurança e insalubridade, relação entre composições familiares e da moradia, autoconstrução.

ABORDAGENS

Levantamentos; Sistematização e Tratamento de dados; Leituras das realidades; Diagnósticos; Mapeamentos e cartografias convencionais ou alternativas (sociais, afetivas, etc.)

(Re)conhecer e Mapear
Planejar e Financiar
Imagem1.png

Políticas e programas estatais (federais, estaduais e municipais); Agentes e arranjos institucionais/federativos; Financiamento das intervenções.

Planos e projetos urbanos e habitacionais; Planos populares/comunitários; Assessoria técnica e popular; Obras urbanas e habitacionais, de urbanização, de provisão, de melhorias; Projeto, implantação, operação de espaços e equipamentos públicos e comunitários

Projetar e Construir
Organizar e Mobilizar

Trabalho Social; Formas de Organização Comunitária; Mobilização; Participação popular; Ações culturais e sociais; Dinâmicas locais e comunitárias; Relações Estado e sociedade

Risco e Meio Ambiente
Regularização e
Dominialidade

Dimensão ambiental; Acesso à água e ao saneamento ambiental (esgoto, drenagem e resíduos); Risco e sua construção social.

Regularização urbanística, edilícia e fundiária da posse e propriedade de interesse social; Instrumentos de titulação e garantia de segurança da posse.

bottom of page