top of page
Template_Resumo_IVURBfavelas (8).png

Visitas

Heliópolis, Vila Prudente, Grajaú, Diadema e Taboão da Serra

SAÍDA 8h00

Edifício Vila Penteado - FAU MARANHÃO

(Rua Maranhão, 88 - Higienópolis)

Ocupações do Centro

SAÍDA 9h00

Metrô São Bento

Linha Azul

(Saída Vale do Anhangabaú) 

Faça download do Caderno de Visita

O IV Urbfavelas terá como primeira atividade uma série de visitas a favelas e assemelhados. A intenção da Comissão Organizadora com essas visitas é permitir, pelo menos para uma parte das pessoas que vão participar do evento, uma breve vivência nesses territórios. Em seu conjunto, trata-se de uma aproximação panorâmica a esses assentamentos na Região Metropolitana de São Paulo, às lutas de seus moradores e às possibilidades de intervenção. Teremos uma favela grande, com dezenas de milhares de habitantes, várias camadas de intervenção e uma organização popular consolidada que gere uma série de equipamentos e mantém uma série de projetos - Heliópolis, Sudeste da capital; uma das favelas mais antigas de São Paulo, com ocupação que data dos anos 1940, que ainda permanece e segue sendo ameaçada por remoções - Vila Prudente, Leste da capital; favelas em municípios da metrópole que têm políticas consolidadas de urbanização e melhorias habitacionais, com projetos e obras previstas para serem realizadas nos próximos anos com recursos do governo federal Gazuza, Diadema, região do ABCD e Trianon e Taboão da Serra, vetor Oeste da metrópole; um assentamento em área de proteção de mananciais, na tensão com a questão ambiental - Grajáu; ocupações de edifícios em área central de São Paulo, com participação de movimentos de luta por moradia. Com isso, pretendemos ajudar a construir o clima do evento , fazendo com que os participantes, de algum modo, “pisem no mesmo chão”, para que, nos dias subsequentes, as “cabeças pensem” assentadas em bases materiais.

As visitas serão simultâneas, ocorrerão na manhã do dia 20/11, data em que celebramos como o

Dia da Consciência Negra.

 

A vivência nesses territórios, antes da realização do evento propriamente dito, é também uma forma de refletir sobre como favelas e ocupações também podem ser lidas como territórios negros, com suas precariedades, mas com suas potências, na atualidade metropolitana. O período da tarde ficará livre para que possamos aderir às lutas e atividades programadas para o feriado na cidade. 

Visita 01 - Heliópolis

​

Visita 02 - Vila Prudente

​

Visita 03 - Diadema - Gazuza e Jardim Alba

​

Visita 04 - Grajaú

​

Visita 05 - Taboão da Serra

​

Visita 06 - Ocupações de Edifícios no Centro

Custo por participante: R$ 50,00 (cinquenta reais). Este custo cobrirá as despesas com transporte e uma ajuda de custo que a organização do evento vai repassar às associações e comissões de moradores que vão nos receber. O pagamento deve ser feito pelo sistema Even3. Não haverá devolução em caso de desistência.

Vagas limitadas e critérios de seleção: A quantidade de participantes é definida pela capacidade dos próprios territórios em receber-nos com qualidade. Serão até 25 pessoas nas visitas a Heliópolis, Vila Prudente e Centro; 40 pessoas nas demais (Diadema - Gazuza; Grajaú e Taboão da Serra). O critério de seleção será por ordem de inscrição no formulário do sistema Even3. Deixaremos uma lista de espera para cada visita, que rodará até 24h antes da sua realização, para eventuais casos de desistência.

bottom of page